O endomarketing e a sua conexão com Culturas de Pertencimento

Para que sua empresa esteja em sintonia com as inúmeras mudanças do mercado de trabalho, é preciso repensar como preparar e orientar o colaborador sobre o negócio, seus produtos e a gestão do trabalho.

Na era digital, se faz urgente rever modelos de governança, de produtividade, de liderança, de bem-estar, de comunicação, de diversidade e, que eles, sejam vivenciados no dia a dia pelos colaboradores. Se pensarmos em comunicação para o colaborador, é pra lá de urgente ter fluidez nisso.

Para isso, é preciso se ter um plano de ação que integre a comunicação da empresa, de forma ágil, transparente e com conteúdos empáticos.

Por detrás dessa construção da informação, está a área de Comunicação Interna (CI).

É a área que trabalha para manter bem informado o público interno (colaboradores) sobre todos os processos que envolvem a marca, sua presença no mercado e os acontecimentos gerados por seus times, em todos os ambientes da empresa.

Por sua vez, o Endomarketing é que gera as estratégias comunicacionais para CI, e com elas, se busca estimular colaboradores a ser sentirem engajados e motivados na empresa.

Não importa o tamanho de sua empresa, mas pensar em comunicação empática com os colaboradores é crucial para o crescimento sustentável do negócio. Ainda mais num tempo nosso em que se ampliam cada vez mais os modelos de trabalhos híbridos.

Manter times conectados com a empresa é o princípio de uma Cultura de Pertencimento.

Na CULC, a funcionalidade Notícias, é o ambiente que sintetiza o mundo de informações sobre a empresa. Em nossa plataforma, a presença da Comunicação interna dialoga com várias outras funcionalidades.

O objetivo é nutrir a jornada do colaborador não apenas com notícias, mas com engajamento, celebração e aprendizagens, sempre buscando elevar o contexto da produtividade, em três dimensões CULC: autonomia + autogestão + autodesenvolvimento.

Isso mesmo, a CULC é um ambiente potencial de geração de soft skills!

E ainda, nesta trilha, o colaborador pode curtir e sempre quando gerar comentários será bonificado automaticamente com pontos no +Estrelas, programa de Reconhecimento da CULC.

Influenciadores da marca                               

Em sinergia com todas as áreas da empresa, ações de Endomarketing visam a qualidade e motivação dos times e, com eles, ampliar a oportunidade de relacionamento, de melhor integração. Entre colegas, líderes e RH e, até mesmo a se pensar que na empresa há colaboradores “marca pessoal”, que podem ser influenciadores da marca empregadora.

E convenhamos, para um influenciador, informação de qualidade é tudo.

Dessa forma, o Endomarketing é a estratégia vital neste diálogo empresa-colaborador, interna e externamente. 

Esse tipo de estratégia é fundamental também para a saúde organizacional.

Impacta positivamente em diminuir o turnover, que é o indicador de rotatividade da mão de obra que a empresa possui. Gera também melhor bem-estar e cooperação entre as equipes. Estratégia que beneficia até no recrutamento e seleção. Uma boa comunicação interna reflete na marca no mercado. Claro, né?

Assim, vai atrair a atenção e a adesão de profissionais qualificados, pois encontram em empresas com esse movimento humano, um bom ambiente para o crescimento de suas carreiras.

Onde há um bom relacionamento com o local de trabalho, a qualidade de entrega, de serviços e de produtos é maior, o que acaba atraindo também mais clientes e fazendo com que a imagem da marca seja muito mais atrativa.

Com tudo isso, é importante fazer com que as melhorias sejam implantadas de dentro para fora.

E é aí que entra o Endomarketing.

Então, para saber mais sobre esta estratégia continue sua leitura no próximo artigo.

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