Investir em Endomarketing gera reputação 

Como explicamos nos artigos anteriores, o Endomarketing é uma estratégia de gestão de pessoas que visa melhorar o relacionamento da empresa com os seus colaboradores, considerado como público interno, também denominado cliente interno.

Essa estratégia de comunicação está diretamente ligada à forma com que os colaboradores influenciam uma marca, afinal eles estão em contato diariamente com os produtos ou serviços oferecidos pela empresa, sendo responsáveis pelo funcionamento e produtividade da marca.

Pessoas, sempre pessoas. Pense nisso. Marca são pessoas.

Por exemplo, quando um colaborador está satisfeito com a empresa em que trabalha, ele, consequentemente, comenta sobre a marca com os amigos e com a família, e através dele, as pessoas simpatizem mais ou menos com a empresa.

Assim, o negócio fica mais popular e a relação com os clientes é mais íntima.

E o Endomarketing atua justamente para esse propósito.

Ao promover um ambiente saudável e bacana para se trabalhar, os colaboradores se sentem acolhidos e tendem a produzir de forma mais eficiente, além de levarem consigo uma imagem receptiva da empresa. CULC é esse ambiente, mais que software, é a conexão entre RH e colaboradores em Cultura Digital.

Endomarketing e o RH                                              

A estratégia do Endomarketing não acontece de forma isolada: para que ela dê certo, é necessária a colaboração da área de Recursos Humanos pra nutrir essa ampla comunicação.

O RH é responsável por identificar as necessidades dos colaboradores, analisando os pontos de insatisfação dos colaboradores, com o objetivo de transformar os problemas em oportunidades de melhoria. E assim, estabelece um leque de programas de engajamento e de retenção.

Sendo assim, o Endomarketing precisa estar conectado ao RH, atuando juntos, ativando esses programas todos, e disso se estabelece a conexão com a cultura da empresa.

Exemplificando: isso pode significar ações que estimulem a participação dos colaboradores em atividades dinâmicas e recorrentes, como treinamentos de capacitação ou ações sociais que envolvam todos em causas de solidariedade. Só para se citar dois exemplos.

A valorização do colaborador é fundamental nesse processo. Mostrar que o trabalho individual é reconhecido motiva muito e este deve ser o papel da liderança: instruir, reconhecer. Dinâmica tão importante quanto aumento de salário ou promoção de carreira, pois faz com que as pessoas se sintam parte da empresa. Isso é Cultura de Pertencimento!

Então imaginando essa conexão acontecendo de forma colaborativa em uma plataforma de trabalho digital? Sim, a CULC pensou nisso. É um software humanizado que possibilita essa dinâmica entre colaboradores. O bom disso? Troca genuína, né? Que potencializa Cultura de Pertencimento.

Por que investir em Endomarketing?

O Endomarketing envolve os colaboradores, gerando uma cultura fértil para a empresa, fazendo com que eles defendam a marca e levem uma imagem potencial do negócio para o ambiente em que estão inseridos.

Endomarketing vai melhorar esses aspectos:

  • Gerar colaboradores mais motivados e potencializar talentos
  • Aumentar a produtividade e reduzir rotatividade
  • Estabelecer lealdade para se defender verdadeiramente a marca
  • Melhorar o ambiente de trabalho com ferramentas de engajamento
  • Otimizar a qualidade do trabalho e aumenta o bem-estar dos colaboradores

E como implantar o Endomarketing?

Bem, é preciso compreender que este trabalho demanda análise e conhecimento dos perfis plurais de colaboradores. Dessa forma, o RH identificará os pontos positivos e negativos que os colaboradores observam na empresa, em pesquisas realizadas recorrentemente com eles.

Na CULC, a jornada do colaborador é uma pesquisa “viva” e on demand, por meio de relatórios das funcionalidades.

Então, uma vez que tais informações são coletadas e analisadas, chega a hora de planejar as ações no plano de comunicação interna.

Os treinamentos apoiam tudo isso, pois as capacitações geram interação e a troca de experiências (aprendizagens Lifelong Learning), atividades dinâmicas que identifiquem potenciais e eleve a moral da equipe (aprendizagens de Feedback), bem como ações que demonstrem premiar os esforços individuais (aprendizagens de Reconhecimento).

Colocada em prática, as ações precisam ser acompanhadas e mensuradas para se chegar aos resultados que a estratégia definiu. Na CULC, a jornada do Colaborador é 100% orientada por relatórios de desempenho.

Mas de forma bem prática, sem muito investimento, é possível, se iniciar este processo de comunicação empática. No próximo artigo, vamos apresentar um elenco de ações para tornar isso possível: ter comunicação interna na empresa!

Notícias recentes

Não se mexe em time que está perdendo?

Começo este artigo com highlights recentes do mercado. “Executivos de empresas globais enfrentam insegurança ao incorporar a inteligência artificial, segundo pesquisa da Cisco com 2.503

Matérias relacionadas